O VII FECTA, em sua Mostra Competitiva, teve como apresentadores o Diretor da Cia. Acontece - Almeida Jr. e a Arte-educadora - Raissa Forte, que cativaram a platéia com suas tiradas de bom-humor e simpatia.
Como propriamente diz o Slogan do Fecta, o festival, que é uma "Vitrine de Talentos acontecendo" teve em sua abertura, o Experimento da 17ª turma do Curso de Iniciação Teatral Acontece, que brindou a platéia com a apresentação Ancestralidade.
Em seguida, passando à Mostra Competitiva, teve a apresentação do Grupo T'Arte de Teatro, de Fortaleza/CE com o Esquete Em-Pobre-Cida-Vida.
No intervalo entre as duas primeiras apresentações de Esquetes, foi apresentada a Comenda Carri Costa, que surgiu este ano no VII FECTA, para homenagear instituições ou pessoas que contribuem direta ou indiretamente para a cadeia produtiva de teatro no estado do Ceará.
A Comenda teve como principal homenageado desta edição, o Diretor e Dramaturgo Carri Costa, que a recebeu das mãos do também Dramaturgo, Walden Luiz.
O segundo Esquete em competição nesta noite, foi Aparição de Maria no SOS Mulher, da Cia. Saída de Emergência, de Fortaleza/CE.
O terceiro Esquete da noite, foi apresentado pela Cia. Cabocla do Joaquim, de Fortaleza/CE, sob o tema Fábula.
E encerrando a competição, nesta primeira noite da Mostra Competitiva, o Grupo Edisca de Teatro, também de Fortaleza/CE, nos apresentou o Esquete Uma Palavra por Outra.
Como praxe, na realização de Festivais, a primeira noite da Mostra competitiva foi encerrada com um debate, onde os grupos em competição da noite, puderam fazer colocações sobre suas propostas em cena e, receber dos Corpo de Juri, formado pelos Dramaturgos Walden Luiz, Herê Aquino e Jhaíra, algumas orientações e direcionamentos para o aprimoramento de seus respectivos trabalhos.