Apresentação
A concepção de trabalho da Cia. Teatral Acontece que não é apenas promover espetáculos, mas realizar ações fomentem e promovam a arte teatral, ressaltamos: iniciação de novos atores com o Curso de Iniciação Teatral Acontece – Cita; espaço de experimentações via Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece – Fecta, dentre outras ações.
O Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece existe para fomentar a produção teatral cearense. Surgiu em 2004 como resposta a uma demanda local de artistas e de público. No decorrer de suas edições foi conquistando credibilidade. O II Fecta foi marcado pela abrangência estadual e se consolidou nas edições seguintes no circuito de festivais cenas curtas do nordeste. Em 2010 alcança a projeção nacional. Em 2011, serão onze dias de programação, envolvendo o cortejo cultural de abertura, o encontro entre grupos de teatro com tema “O Perfil dos Grupos Teatrais no Século XXI”, as Mostras Competitiva e Paralela, as oficinas e a tradicional festa de encerramento Infectando.
Almeida Jr.
Presidente
Cia. Teatral Acontece
Dentro e Fora dos Palcos
Cortejo: Cerimônia de abertura da oitava edição do Fecta com a participação de todos os grupos selecionados para as mostras competitiva e paralela e agrupamentos de cultura popular. O intuito é a divulgação do Festival e dos espetáculos nas ruas do Centro para incentivar o consumo cultural. A concentração será no Theatro José de Alencar às 8h, dia 03 de agosto. O trajeto: Rua General Sampaio; Rua Guilherme Rocha; Praça do Ferreira.
Encontro: Palestra e mesa redonda sobre a importância da prática do teatro de grupo para a produção e consolidação do teatro de pesquisa. Contará com a presença de acadêmicos, gestores culturais e grupos teatrais. O Encontro será realizado no auditório do Dragão do Mar, dia 04/08, a partir das 18h na oportunidade será entregue a Comenda Carri Costa para os cursos de Licenciatura em Teatro do IFCE e UFC.
Mostra Competitiva: Esquetes selecionados pela curadoria do Festival composta por: Ana Marlene, Cláudio Ivo e Francinice Campos. Esses esquetes serão apresentados no palco do Teatro Dragão do Mar e no espaço Rogaciano Leite Filho a partir das 18h, concorrendo ao Troféu João Andrade Joca e premiações em determinadas categorias.
Mostra Paralela: Esquetes selecionados pela curadoria do Festival composta por: Ana Marlene, Cláudio Ivo e Francinice Campos para a programação alternativa. Esses esquetes serão apresentados no Teatro do Cuca Guevara a partir das 14h, concorrendo a premiação do júri popular.
Oficinas: como parte do fomento ao teatro, o Fecta oferece seis oficinas dentro de sua programação. Os interessados podem escolher entre as oficinas de Clown ou Interpretação com Daniel Alberti/SP, Técnicas Circenses com o Grupo Garajal/Maracanaú, Elaboração de projetos Culturais com Wanderley Gradela/Assessor de projetos do Senac, Iniciação Teatral com João Araújo/Cia. Teatral Acontece ou Direção Teatral com Herê Aquino/Expressões Humanas.
Infectando: festa de encerramento do Festival para a solenidade de entrega dos troféus e premiações. A confraternização entre os artista ocorrerá no Jardim de Burle Marx/Theatro José de Alencar no dia 13/08 às 20h com intervenções artísticas e atrações musicais.
Troféu João Andrade Joca: O troféu do Fecta leva o nome de um grande contribuidor do teatro cearense e responsável pela formação de muitos atores principiantes no Curso Princípios Básicos de Teatro - Theatro José de Alencar. Joca Andrade é ator, diretor e arte-educador, formado em 1981 pelo curso de arte dramática da UFC/CAD, em 1992 direção teatral pela UFC, graduado em 2000 em pedagogia pela UVA e pós-graduado em metodologia do ensino do ensino de artes em 2001 pela UECE.
Comenda Carri Costa: A comenda tem como objetivo homenagear instituições ou pessoas que contribuem direta ou indiretamente com o fazer teatral no Ceará. Os homenageados desta edição do Fecta são: os Cursos de Licenciatura em Teatro do IFCE e UFC e Walden Luiz.
Grupo Homenageado: O Grupo Pavilhão da Magnólia é um grupo de teatro surgido desde 2002 por alunos oriundos do Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará. Com um repertório variado de espetáculos infantis, adulto, rua e esquetes, o grupo busca se firmar cada vez mais no cenário cultural através de ações empreendedoras acreditando na economia da cultura e reforçando ainda mais seu arranjo produtivo.
Banca de Jurados
Walden Luiz
Especializado em arte-educação pelo CEFET/CE, pós-graduado lato senso em planejamento educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, graduado em pedagogia pela UFC. Cenógrafo, figurinista, ator, diretor teatral e arte-educador.
Daniel Alberti
Formação acadêmica: Licenciatura em Artes Cênicas (CAC–ECA–USP); Escola de Arte Dramática (EAD – USP) e Teatro Escola Célia Helena;
Participação em festivais/banca de jurados
3º Festival Nacional de Teatro de Congonhas – PROFEST – Minas Gerais; VIII FECTA – Festival de Esquetes da Cia Teatro Acontece – Ceará; I ENCENA – Mostra Competitiva de Cenas Curtas - Centro Cultural Casimiro de Abreu; III Festival de Cenas Curtas Sto. André (FICC) e II Festival de Cenas Curtas Sto. André (FICC);
Cursos e Oficinas Ministradas: Movement & Image a creative Workshop for Actors – Los Angeles – EUA; Improvisación Corpóreo Vocal: El Arte de No Hacer – Centro de Investigacion Escénica El Teatrito - Yucatán – México; Puntos de Vista Escénicos (View Points) – El Actor en el Espacio” – Espacio Vacio Teatro – Morelia Michuacán – México; Intercambio Sobre el Arte Latinoamericano – Centro de Educación Artística Miguel Bernal Jiménez – Morelia Michuacán – México; Professor de Interpretação, Expressão Corporal e Expressão Vocal da Escola Nacional de Teatro – fev de 2008 até dez de 2009; Já ministrou cursos pelo Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e pelo grupo Teatro Labirinto, em diversos Estados brasileiros para atores e grupos de teatro.
Ana Marlene
Atriz e Arte-Educadora, formada pelo Curso de Arte Dramática da UFC em Teatro, Graduada em Turismo IFCE (antigo CEFET), Escola de Direção Teatral pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura. Teve participação como atriz em vários filmes: “Milagre em Juazeiro”, “Rifa-me”, entre outros.
Tarciana Castelo Branco
Atriz e Arte-Educadora, formada pelo Curso de Arte Dramática da UFC em Teatro, Graduada em Teatro pelo IFCE, Pós-graduada em Arte-Educação pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro. Ministra Aulas de Clown no Curso de Iniciação Teatral Acontece-CITA e de Teatro e Artes Visuais na Universidade Vale do Acaraú.
Cláudio Ivo
Ator, autor e diretor de teatro, circense, sapateador, e instrutor de teatro, circo e clown.
Em dezembro de 2000, na audição do Cirque du Soleil/Canadá foi selecionado para integrar o elenco do mesmo. Dedica-se ao teatro desde 1987, buscando uma formação eclética como ator. Dirigente a Cia. Mais Caras de Teatro.
“ser artista é executar sonhos, mesmo que haja riscos.”
Programação Fecta 2011
03/08 - Quarta-feira
8h- Cortejo com Artistas- Concentração Theatro José de Alencar
04/08 - Quinta-feira
9h- Oficina de Interpretação – Theatro José de Alencar – Daniel Alberti
14h- Oficina de elaboração de projetos culturais – Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – Wanderley Gradela
14h – Oficina de Técnicas Circense- Grupo Garajal – Theatro José de Alencar
18h- II Encontro de Grupos- O Perfil dos Grupos de Teatro no Século XXI – Auditório Dragão do Mar.
Apresentação do Esquete Gran'Pavilhão da Magnólia
Entrega da comenda Carri Costa: Cursos de Lic. Em Teatro do IFCE e UFC.
05/08 – Sexta-feira
9h- Oficina de Interpretação – Theatro José de Alencar – Daniel Alberti
14h- Oficina de elaboração de projetos culturais – Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – Wanderley Gradela
14h – Oficina de Técnicas Circense- Grupo Garajal – Theatro José de Alencar
18h-Mostra Competitiva – Palco
Entrega da comenda Carri Costa: Walden Luiz
Espelhos D’água – Cia Teatral Acontece - Convidado
Delicado/ Cia. Teatral Loa/ Fortaleza/CE
Vermelho Carmim/ Cia. Cativarte de Teatro/ Fortaleza/CE
A Tua Maçã/Casulo de Teatro/Fortaleza/CE
A Estrela Cadente/ Coletivo de Teatro Manga Rosa/ Fortaleza/CE
06/08 – Sábado
18h -Mostra Competitiva - Palco
Exercício da 18ª turma CITA – Entre duas Pessoas
Minha Filha/ Cia. Teatral C. Arte de Varjota/ Varjota/CE
Terça-feira Gorda/ Grupo 3X4 de Teatro/ Fortaleza/CE
Um Circo de Emoções/ Trupe Zupee de Teatro/Caruaru/PE
07/08 – Domingo
18h- Mostra Competitiva - Palco
Em Turnê/ Grupo La Calle/ Fortaleza/CE
O Casamento/ Grupo 3X4 de Teatro/ Fortaleza/CE
Transviado/ Cia. Sonhar de Artes Cênicas/ Fortaleza/CE
O Açogueiro/ Marco Salomão/ Ipojuca/PE
Plastificada/ Abaquar Motirô/ Fortaleza/CE
08/08 – Segunda-feira
9h-Oficina de Clown – Casa Juvenal Galeno – Daniel Alberti
09/08 – Terça-feira
9h-Oficina de Clown – Theatro José de Alencar – Daniel Alberti
14h - Mostra Paralela - Cuca Che Guevara
Eva e Adão e a Torta de Maçã/ Grupo Sol Caminha Teatral/ Fortaleza/CE
Sente-se com Drummond/ Cia. Teatro Movimento/ Fortaleza/CE
Vermelhôr/ Grupo em Foco/ Fortaleza/CE
18h- Mostra Competitiva Rua - Teatro Dragão do Mar-Espaço Rogaciano Leite
Dança de Salão com Aurélio Lobo e Neiliane Felipe (Convidado)
Juju e Rorô/ Grupo de Pesquisa Poéticas do Palhaço/ Fortaleza/CE
O Conto dos 3 Conselhos/ Companhia Sísifo de Teatro/ Fortaleza/CE
Cadê Meu Boi/Cia.Teatral Minutos de Arte/Cabo de Santo Agostinho/PE
10/08 - Quarta-Feira
14h- Oficina Direção Teatral – Herê Aquino - Theatro José de Alencar
14h- Mostra Paralela - Cuca Che Guevara
Esperando Lars/ Grupo Teatro em Película/ Fortaleza/CE
Édipo Rock/ Coletivo Teatral Tocando o Terror/ Fortaleza/CE
Relações Líquidas/ Grupo Teatro iPonto/ Fortaleza/CE
Simplesmente Rosas/ Trupe Cangaias/ Maracanaú/CE
18h- Mostra Competitiva - Palco
O Vizinho do 203 – Cia. Teatral Acontece (Convidado)
Clitemnestra/ Juliana Veras/ Fortaleza/CE
Des Casos/ Cia. Xuxu Crocante/ Fortaleza/CE
Sobremesa/ (In) Gestus/ Fortaleza/CE
Sakura Matsuri: O Jardim das Cerejeiras/ Grupo Mimo/ Fortaleza/CE
11/08 - quinta-feira
14h- Mostra Paralela- Cuca Che Guevara
Elas e Eles/ Grupo Mana/ Fortaleza/CE
O Belo Paralelo/ Cia Verdade Cênica/ Fortaleza/CE
Sem Ti/ Grupo Outra Vertente/ Fortaleza/CE
Vende-se:/ Cia. Hope! de Teatro/ Fortaleza/CE
18h- Mostra Competitiva Rua - Teatro Dragão do Mar-Espaço Rogaciano Leite
Dança de Salão com Aurélio Lobo e Neiliane Felipe (Convidado)
O Auto do Livro/ Grupo de Iniciação Teatral/ Fortaleza/CE
O Casarão/ Grupo Artama/ Fortaleza/CE
Rasas da Flor/ Grupo de Pesquisa Poéticas do Palhaço/ Fortaleza/CE
12/08 - Sexta-feira
14h- Mostra Paralela - Teatro Morro do Ouro
As Belas sem Feras/ Grupo Degraus/ Baturité/CE
Mr. Io (Mistério)/ Cia Viv’arte/ Fortaleza/CE
Minhas Caixinhas de Fósforo/ Cia. Fiapo de Trapo/ Cascavel/CE
O Rei da Vela/ Grupo Invento!/ Fortaleza/CE
Veja Você Margarida/Cia. Teatral Minutos de Arte/Cabo de Santo Agostinho/PE
18h-Mostra Competitiva- Teatro Dragão do Mar
Ouvindo Risos/Grupo cRIse (Convidado)
Os Criados/Grupo Imagens/ Fortaleza/CE
Elucubrações/Outro Grupo de Teatro/ Fortaleza/CE
Intimidades/ Tatiana Amorim/ Fortaleza/CE
Pra Ser Marlene/ Grupo Artama de Teatro/ Fortaleza/CE
13/08 - Sábado
20h – Infectando/Calourada Lic. em Teatro 2011.2 IFCE - Theatro José de Alencar
Grupo Vocal Bocca Chiusa
Solenidade de Premiação com o Troféu João Andrade Joca
Forró Pé-de-serra Grupo Pavilhão da Magnólia
Dj. Wladimir Cavalcante
Comissão Organizadora
Almeida Jr. – Coordenação Geral
Felício da Silva – Produção/Designer Gráfico
Raissa Forte – Infraestrutura e Logística
Anderson Mendes e Renata Leite – Secretaria
João Araújo e Elienai Vigon – Coordenação Mostra Paralela
Álvaro Renê – Ambientalização
Tomzé Silva e Ivens Ranor – Coordenação Oficinas
Luís Albuquerque e Bruno Façanha – Técnica de Luz
Andreh Jonathas – Assessoria de Imprensa
Andrea Negrão – Comunicação
Agradecimentos
Rafael Martins, Gyl Gifone, Josa Pinheiro, Alder Teixeira, Fernando Lira e Victor Augusto