E foi com a ingenuidade e a graça própria dos Clowns, que a terceira noite de Mostra Competitiva do VIII FECTA foi iniciada. Os artistas do Grupo La Calle, divertiram os presentes com o Esquete Em Turnê, onde foram rememorados momentos de uma viagem feita à França, pelos dois adoráveis personagens.
Logo após, a temperatura esquentou no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, era a vez das apresentações com sensura 16 anos; pra começar, a Cia. Sonhar de Artes Cênicas inovou levando músicos e intrumentos para o palco, onde o ator principal interpretava e dançava suas reflexões e sentimentos no Esquete Transviado.
Dando sequência à competição, uma outra apresentação com sensura 16 anos. Desta vez, o ator e diretor Silvério Pereira tomou a palavra e subiu ao palco para fazer valer seu compromisso com o Teatro, o Público e a Organização do VIII FECTA; quando ao invés de encenar o Esquete O Casamento(como previsto na programação), ele apresentou e justificou o Esquete O Ovo.
A platéia vibrou!!!
Um dos momentos mais marcantes deste Festival teve seu ápice na apresentação/monólogo do ator pernambucano Marco Salomão/Ipojuca-PE. Um intenso cheiro de carne pairou no ar do Teatro enquanto ele com grande sentimento, emocionou com o Esquete O Açougueiro, que narrava a dramática história de um amor não compreendido pela sociedade. Comovente!!!
Deixando o sentimentalismo de lado, um momento "relax" veio para encerrar com graça as apresentações desta terceira noite; foi quando a atriz do grupo Abaquar Motirô propôs um "aquecimento de platéia" parte integrante do Esquete Plastificada, onde ela mostrava as situações de neuroses em que vivem as pessoas na eterna busca pelo corpo perfeito. Impagável!